Análise da variação de temperatura corporal e da percepção subjetiva de esforço durante sessões de treinamento de futsal

by ABTFS
O esporte de alto rendimento proporciona mudanças de intensidades e causa oscilações na temperatura do atleta, bem como sensações diferentes de percepção de esforço, face às cargas externas aplicadas nos treinamentos e nas competições. O objetivo foi avaliar as variações de temperatura e da percepção subjetiva de esforço durante os treinamentos preparatórios para a Liga Gaúcha de Futsal, na temporada de 2020. A amostra foi composta por 19 jogadores de futsal do sexo masculino.
Neste estudo, para se verificar o impacto das cargas externas de treino, foi mensurada a temperatura corporal e coletada a percepção subjetiva de esforço dos indivíduos da amostra, durante 15 sessões de treinamento. Observou-se uma variação, tanto na temperatura corporal dos atletas (35,78°C e 36,25°C), nos diferentes momentos do treinamento, quanto na percepção subjetiva de esforço.
No início, obteve-se valores médios de 3,12 ± 0,43, passando para 4,79 ± 0,28 e, no final, para 4,87 ± 0,33. Esses resultados estatísticos apresentaram uma correlação significativa moderada entre a temperatura corporal e a percepção subjetiva de esforço durante o aquecimento.
Diante desses achados, verificou-se uma relação diretamente proporcional entre essas variáveis, de modo que o aumento da temperatura corporal eleva a percepção subjetiva de esforço. Face aos resultados dessa investigação, inferimos que a mensuração da percepção subjetiva de esforço se apresenta como uma ótima ferramenta para se quantificar e controlar as cargas de uma sessão de treino da modalidade futsal.
Recommended Posts

ASSEMBLEIA GERAL DA ABTFS
11 de abril de 2025

Curso de Capacitação para Treinadores(as) de Futsal contará com a presença de grandes nomes do esporte
12 de março de 2025

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA ABTFS
17 de janeiro de 2025